Radiofrequência pulsada (“rizotomia”) para tratamento de dor ocasionada por hérnia de disco.

Olá,

Abaixo segue link de vídeo de reportagem do programa Bem Estar da Rede Globo de televisão sobre a utilização da radiofrequência pulsada para tratamento de dores originadas por hérnias de disco (lombociatalgias ou ciatalgias ou ciáticas). Vale a pena assistir!!!!

Como mostrado no vídeo, este procedimento intervencionista para tratamento da dor (radiofrequência pulsada) é realizado no paciente sob anestesia local, através da introdução de agulhas com eletrodos que se conectam a um aparelho gerador de radiofrequência. Estas agulhas e eletrodos são removidos ao final do procedimento, não ficando nada implantado no paciente, que em geral recebe alta no mesmo dia, não necessitando permanecer internado.

Diferentemente da rizotomia por radiofrequência (por exemplo, a rizotomia facetária), a temperatura utilizada na radiofrequência pulsada não lesa o nervo, apenas provoca um fenômeno denominado de modulação neural, fazendo com que os estímulos dolorosos não sejam transmitidos e processados no encéfalo (cérebro), impedindo a percepção de dor pelo paciente.

O alívio provocado pelo procedimento pode ser temporário, devendo o paciente manter o tratamento após a radiofrequência pulsada, principalmente através de atividades como Pilates, RPG, hidroginástica, etc, o que possibilitará a manutenção de alívio mais prolongado da dor.

Este é um procedimento muito interessante, minimamente invasivo, de baixo risco, e que pode provocar um imenso alívio na dor do paciente, sendo uma excelente opção de tratamento para pacientes selecionados.

A indicação e realização da radiofrequência pulsátil deve ser, preferencialmente, conduzida por médico com Área de Atuação em Dor e com treinamento em Tratamento Intervencionista da Dor, buscando-se maior segurança ao paciente e maior probabilidade de resultado positivo após o procedimento.

2 comentários em “Radiofrequência pulsada (“rizotomia”) para tratamento de dor ocasionada por hérnia de disco.”

  1. Olá Satie,
    O tratamento da neuralgia pós-herpética é bem desafiador.
    Quando não há resposta ao tratamento medicamentoso (oral e tópico), os procedimentos intervencionistas percutâneos para tratamento da dor podem ser utilizados como uma tentativa de aliviar essa terrível dor sentida pelo paciente.
    Assim como qualquer tratamento, a radiofrequência pulsada pode aliviar ou não a dor. Portanto, a radiofrequência pulsada pode ser indicada e realizada como uma opção quando o tratamento conservador (medicamentoso) não funcionar e o paciente mantiver dor intensa, mas o resultado é muito variável, podendo ser excelente ou pífio.
    Com relação ao valor depende de diferentes fatores.
    Sugiro que consulte um médico intervencionista de dor para que lhe avalie, veja os tratamentos que já realizou e conversem sobre a possibilidade da radiofrequência. Após isto, caso decidam por realizar o procedimento, um orçamento deverá ser feito.

  2. Gostaria de saber o valor da radio frequencia pós herps zoster
    E se tem resultado

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.