Rizotomia facetária lombar: Orientações sobre o procedimento.

O que é a rizotomia facetária lombar?

A rizotomia facetária lombar geralmente é realizada em paciente com lombalgia crônica refratária ao tratamento conservador (medicamentos, fisioterapia, etc.) e que apresentaram melhora significativa da dor (>50% de melhora) após a realização do bloqueio facetário teste.

Neste procedimento é realizada a lesão térmica(por calor) dos pequeninos nervos que recebem os estímulos dolorosos gerados nas facetas articulares, impedindo que estes nervos conduzam esta “sensação” de dor até o cérebro.

A rizotomia tende a produzir um alívio da dor por um tempo mais longo que o bloqueio/infiltração.

Importante saber que o procedimento não pode ser realizado se você apresentar alguma infecção ativa, gripe, resfriado, febre ou se estiver em uso de antiagregantes plaquetários (AAS ou aspirina, clopidogrel) ou de anticoagulantes.

Como é o preparo para o procedimento?

A rizotomia facetária lombar é um procedimento percutâneo (sem cortes), realizado com o paciente sob sedação leve, para maior conforto, e anestesia local. Devido a isto é necessário jejum pré-operatório em geral de 8 horas (o anestesiologista indicará o período adequado de jejum para cada paciente).

Durante o período de jejum você pode tomar seus medicamentos com um pouco de água.

Se você é diabético deve seguir as orientações de seu endocrinologista ou do anestesiologista com relação ao uso de seus medicamentos para diabetes no pré e no pós-operatório, e deve verificar o nível de glicose no sangue durante este período.

Se você fizer uso de antiagregantes plaquetários (AAS, aspirina, somalgin, clopidogrel, etc) ou anticoagulantes (marevan, xarelto, etc) deve comunicar seu médico tão logo seja indicada a realização do procedimento, para que seja realizada a análise do risco x benefício da suspensão destas medicações para a realização do procedimento.

Quais os riscos do procedimento de rizotomia facetária lombar?

Como ocorre com todos os procedimentos/cirurgias, a rizotomia facetária lombar também possui riscos, apesar de serem bem menos frequentes que os riscos de uma cirurgia aberta, como a artrodese, por exemplo.

Há um risco baixo de sangramento, infecção, lesão de nervos com fraqueza, dormência ou dificuldade para urinar, dormência na pele da região lombar ou reação alérgica aos medicamentos usados.

Você pode sentir aumento da dor por alguns dias no local das injeções.

A rizotomia vai doer muito?

A “picada” da agulha e a realização da lesão térmica dos pequeninos nervos costumam ser a parte mais desconfortável do procedimento (dura apenas alguns segundos). Entretanto a resposta de cada pessoa a qualquer procedimento será diferente, individual, e cabe ao anestesiologista, que estará presente durante todo o procedimento, propiciar o maior conforto para cada paciente.

Como é feita a rizotomia facetária lombar?

O procedimento é realizado no centro cirúrgico com acompanhamento de anestesiologista.

Após ser obtido um acesso venoso periférico para a administração de medicamentos o paciente é deitado de bruços e é realizada a sedação leve. Suas costas serão bem limpas com solução anti-séptica e campos cirúrgicos estéreis serão aplicados.

Neste momento o fluoroscópio/radioscopia, que é um aparelho que realiza raio X continuamente durante o procedimento é colocado em posição. Guiado por este equipamento é realizada a anestesia da pele (anestesia local) com uma agulha bem pequena. Você poderá sentir uma breve ardência ou queimação, que dura poucos segundos.

A agulha do procedimento é então introduzida através da pele anestesiada, sob orientação do raio X contínuo (radioscopia), e é aprofundada até alcançar o alvo do procedimento.

Quando as agulhas estiverem localizadas adequadamente nos alvos, é inserido o eletrodo de radiofrequência, que está conectado a um gerador de radiofrequência.

Com as agulhas e eletrodos posicionados é realizada a estimulação sensitiva e motora em cada alvo, para termos certeza que o eletrodo está posicionado corretamente sobre os pequeninos nervos a serem lesados, e que os nervos responsáveis pela força e sensibilidade das pernas estão seguros.

O cirurgião então determina os parâmetros do gerador de radiofrequência (tipo de corrente, temperatura e tempo de lesão) e é realizada a lesão do nervos que transmitem a dor originada nas articulações facetárias.

Após a realização das lesões térmicas dos nervos em cada um dos alvos as agulhas são removidas e a pele é limpa novamente. Pequenos curativos são colocados nos locais das punções.

O(a) paciente é encaminhado(a) para a sala de recuperação pós-anestésica (RPA), onde seus sinais vitais serão monitorizados. Após um período em observação nesta sala o(a) anestesiologista irá liberar o(a) paciente, conforme as orientações de seu médico.

Como vou me sentir após a rizotomia?

Sua lombalgia (“dor nas costas”) pode melhorar imediatamente após o procedimento como resultado do efeito das medicações administradas. Entretanto, é comum ocorrer dor no local das inserções das agulhas após o procedimento.

Aplicar uma bolsa de gelo três a quatro vezes ao dia pode ajudar a aliviar esta dor.

Como na rizotomia é realizada a lesão térmica dor nervos, há um período de cicatrização dos tecidos lesados, e a melhora máxima da lombalgia após a rizotomia pode demorar algumas semanas para ocorrer (em geral até 4 semanas).

Você poderá se mover e realizar suas atividades normais, entretanto sem grandes esforços, evitando levantar pesos, subir e descer escadas, permanecer longos períodos sentado ou de pé, etc.

É importante manter um registro de como você se sente pelo resto do dia.

Terei alguma restrição no dia do procedimento?

Você deverá ir acompanhado por uma adulto para a realização do procedimento pois, devido à sedação, não poderá dirigir no dia que realizar a rizotomia facetária lombar.

Você não deve aplicar calor no local do procedimento nem realizar imersão em água no dia que realizar a rizotomia. Sem banheira, piscina, etc, durante o resto do dia.

A dieta pode ser normal, não havendo restrição específica por causa do procedimento. Os medicamentos de uso diário também devem ser retomados normalmente, a menos que seja instruído de outra forma pelo seu médico.

Quando devo ligar para meu médico ou ir ao Pronto Socorro?

Gostaríamos de saber de você, no dia seguinte ao procedimento, como está se sentindo e como foi sua resposta imediata ao tratamento. Especificamente, é importante sabermos se você apresentou alívio da dor (em caso positivo, quanto tempo durou o alívio), sua pontuação de dor antes e após o procedimento e se está tendo algum problema.

Se sentir dor intensa, nova dormência ou fraqueza nas pernas, febre (temperatura maior ou igual a 37,8 graus) ou sinais de infecção na área da injeção (vermelhidão, calor, secreção, abaulamento) você deve entrar em contato com seu médico e se dirigir ao pronto socorro para avaliação.

36 comentários em “Rizotomia facetária lombar: Orientações sobre o procedimento.”

  1. Olá Diego,
    Obrigado pelo contato.

    O objetivo da rizotomia é tentar aliviar a dor pelo maior tempo possível (tempo esse que varia de paciente para paciente) para que, nesse período, o paciente possa realizar uma melhor reabilitação com fisioterapia, Pilates, exercício funcional, academia, etc, tentando evitar ou retardar o retorno da dor.

    Como você apresentou retorno da dor em um prazo relativamente curto, acho que, antes de pensar em realizar nova rizotomia, deveria ser tentado novamente tratamento conservador com analgesia multimodal, exercícios, etc.

  2. Boa tarde Dr.
    Tenho artrose facetaria lombar, fiz a rizotomia e fiquei 4 meses sem dor. Agora voltou muito forte a dor. Será que vale a pena tentar fazer outra rizotomia?
    Existe alguma cirurgia para artrose facetária?

  3. Olá Daiana,
    Difícil dizer uma faixa de preço, pois além dos honorários cirúrgicos existem honorários da anestesia (sedação), o custo do material (eletrodo de radiofrequência), custos do centro cirúrgico, …

    Portanto, para cada paciente é realizado um orçamento.

    Caso tenha interesse em realizar o procedimento procure um médico especialista, consulte-se com ele para avaliar a real indicação desse procedimento, para que ele também te explique os riscos e possíveis benefícios, etc, e após, caso ambos determinem que a rizotomia facetária é uma boa opção para tentar aliviar sua dor, aí sim deve ser feito um orçamento.

  4. Olá,
    Sugiro evitar esforços mais intensos como flexão do tronco, levantar pesos, exercícios com impacto, etc.
    Os efeitos das rizotomia podem ser vistos até 1 mês após o procedimentos, visto que após a rizotomia ocorre uma fase de cicatrização das pequenas lesões térmicas provocadas pela radiofrequência.
    Mas consulte seu médico para ele lhe avaliar corretamente e lhe passar as orientações mais adequadas.

  5. Olá Dr. Fabrizio. Um grande agradecimento por me tirar duvidas, mas poderia o Dr. Fabrizio esclarecer noutra duvida?. Fui ontem a um osteopata, após uma semana de ter realizado a rizotomia.
    foi a maior estupidez que fiz. Me esticou, torceu a coluna, efetuou massagem profundo na zona lombar e nas articulações. Logo na hora de me levantar da mesa a minha coluna ficou travando, como uma lombalgia, que não me conseguia vestir nem colocar tenis. Agora cada vez que faço rotação de movimento da coluna, estou sentado mais que 1 hora tenho dores e com radiação para a perna. Poderei ter desfeito todo o processo da Rizotomia?

  6. Obrigado Dr. Frabizio.
    Ontem Fui a um osteopata que fez a manutenção da coluna com torção da lombar, esticar a coluna, etc..
    Quando terminou, ao levantar-me surigiu dores na lombar, tendo muitas dificuldades em vestir-me e colocar os tenis.
    Com a ida ao osteopata terei estragado todo o processo da Rizotomia, porque fiz dia 22 de agosto e estava a fazer efeito.
    Agora desde ontem que um simples rodar na cama ou estar 1 hora sentado começo a ter dores na lombar.
    O que DR. Fabrizio me aconselha para reverter e melhorar.

  7. Olá Sr. Jorge,
    Primeiramente, o mais importante é que siga as orientações do cirurgião quer realizou ou que irá realizar o procedimento no senhor.
    Eu normalmente recomendo que o paciente retome as atividades físicas (fisioterapia, Pilates, RPG, etc), 2 a 3 dias após a realização da rizotomia facetária por radiofrequência, pois o objetivo deste procedimento é o alívio da dor para possibilitar uma melhor readaptação física e a continuidade do tratamento conservador, porém com menos dor e menor incapacidade.
    O retorno a outros tipos de atividades mais intensas deverão ser avaliados caso a caso.

  8. Boa Tarde, após efetuar a rizotomia posso realizar exercicios para fortalecer a coluna lombar ou devo esperar algum tempo.

  9. Obrigado por compartilhar sua experiência Sr. Antônio.

    Desejo-lhe que essa melhora seja mantida e que o senhor possa ter melhora em sua qualidade de vida.

  10. Dr fui submetido a dois dias atrás em 22/07/23 graças a Deus foi um sucesso o procedimento da rizotomia não estou sentindo nenhuma dor relacionada ao procedimento parece até que não fiz nada isso com relação ao procedimento porém o resultado após considero um grande sucesso porque então pouco tempo já me sinto muito melhor que antes espero melhorar ainda mais graças a Deus e ao grande profissional que ministrou em mim está maravilha de intervenção via a rizotomia só gratidão ao medico e a Deus

  11. Boa tarde Sr. Geraldo,
    A dor descrita por você após lesão medular por PAF pode ser uma dor mielopática.

    Caso seja dor mielopática a rizotomia facetária não será benéfica.

    É necessário que você se consulte com um neurocirurgião ou um médico especialista em dor para melhor avaliação do tipo de dor que você sente para que seja indicado o melhor tratamento.

    Desejo-lhe melhoras.

  12. Bom dia Dr. meu nome é Geraldo sou cadeirante a 18. Anos tive um pai na coluna na altura t11 ,t2. Sinto muitas dores nas pernas dormência intercalada uso medicamentos diário resolve por um tempo porém agride meu sistema digestivo . Um fisiatra me apresentou este procedimento será que diminuiria as dores este procedimento? Desde já obrigado

  13. Olá Srª Magali,
    Durante a cirurgia de rizotomia facetária lombar realizamos a estimulação sensitiva e motora para evitar a lesão de raízes/nervos que não queremos lesar, pois o alvo da lesão térmica causada pela rizotomia são apenas os pequenos nervos que recebem a inervação (a dor) das articulações facetárias.
    Entretanto, o procedimento possui riscos, e a lesão de nervos das pernas é um destes riscos.
    Importante a senhora conversar com o cirurgião que fez o procedimento para que ele lhe explique o que pode ter ocorrido (não necessariamente ocorreu uma lesão destes nervos para as pernas, podendo esses sintomas serem devidos a outro fator que ele poderá lhe explicar).
    Desejo-lhe melhoras.

  14. Fiz o procedimento de rizotomia, hoje fazem 4 semanas, desde então sinto dormência e fraqueza e muita dor na perna é normal.estou muito triste
    E liberou para fazer todas atividades
    O meu médico e ortopedista e pediu para que faça hidroginástica.tenho muita dor

  15. Que ótima notícia Srª Odette!👏🏻👏🏻👏🏻
    Fico muito feliz em ver sua melhora.
    Agora é continuar os cuidados para manter o alívio da dor.

  16. Quero agradecer ao Dr.Fabrizio ,voltar a viver sem a dor insuportavel que vinha tirando meu prazer de viver,no dia seguinte ao procedimento realizado levantar da cama pela manhã andando normalmente foi um sonho realizado que imaginei nunca mais fosse acontecer.
    Gratidão

  17. Obrigado Adriana.
    O paciente precisa estar bem informado sobre seu diagnóstico e sobre os possíveis tratamentos, com seus riscos e benefícios.
    O paciente tem um papel fundamental no resultado do seu tratamento.

  18. Excelente sua explicação doutor.Você foi bastante didático e muito claro nas informações.Aliás,penso ser de suma relevância e importância que o paciente tenha acesso às informações de qualquer procedimento,diagnóstico,cirurgias ou a qualquer tratamento.Paciente bem informado com certeza vai colaborar muito mais.Parabéns Dr Fabrizio

  19. Olá Nelson,
    Obrigado por compartilhar sua experiência.
    Que bom que o procedimento te ajudou.
    Importante agora você continuar seguindo as orientações médicas para manter esse alívio da dor.

  20. Fiz infiltração para aliviar a dor no ciático em outubro/22, melhorei muito. Meu médico recomendou a rizotomia para alívio das dores na lombar. Fiz o procedimento ontem, internei pela manhã e no fim da tarde já estava em casa. Correu tudo muito bem, estou me sentindo ótimo sem dor 🙏🏻A

  21. Fiz infiltração para aliviar a dor no ciático em outubro/22, melhorei muito. Meu médico recomendou a rizotomia para alívio das dores na lombar. Fiz o procedimento ontem, internei pela manhã e no fim da tarde já estava em casa. Correu tudo muito bem, estou me sentindo ótimo sem dor 🙏🏻

  22. Olá Srª Eliete,
    O tempo de afastamento do trabalho dependerá mais de sua condição clínica do que do procedimento em si.
    Por se tratar de um procedimento percutâneo, sem cortes, minimamente invasivo, quem se submete à rizotomia por radiofrequência normalmente não necessita de repouso prolongado, mas apenas de alguns dias, devido à possível dor nos locais das “aplicações”.
    Entretanto, cada caso é um caso, e seu médico, de posse de seus exames e de seu estado clínico, deverá definir o tempo de afastamento de suas atividades.
    Desejo-lhe um bom procedimento e uma ótima recuperação!

  23. Gostei muito das explicações, apesar do meu médico ter me explicado, na hora a gente acaba não assimilando tudo. Vou me submeter a esse procedimento dia 26/10/22 e apesar de dar aquele friozinho na barriga, estou mais confiante. Gostaria de saber quanto tempo precisarei ficar afastada, pois sou professora e, apesar de não gostar de me afastar, quero fazer o repouso certinho para que o tratamento dê reultado.

  24. É comum sentir espasmos noturnos?
    As vezes eu sinto, e também assim que deito sinto meus nervos da coluna latejando. Isso é normal no pós?

  25. Boa tarde Srª Maria Karolaine,
    É importante retornar em consulta com o médico que realizou seu procedimento para retirar essas dúvidas, pois ele é a melhor pessoa para lhe orientar, pois saberá lhe dizer exatamente quais nervos foram alvo da rizotomia e qual o resultado que esperava obter.

  26. Fiz o procedimento de rizotomia, hoje fazem 4 semanas, desde então sinto dormência e fraqueza e uma das pernas é normal Ou procedimento não foi bem sucedido. Além de tudo foi feito comigo apagada

  27. Olá,

    A idade avançada não é uma contra-indicação à realização da rizotomia, nem do bloqueio/infiltração.

    Entretanto, devido ao relato de fraqueza nas pernas é imprescindível a avaliação por um neurocirurgião para determinar o que está causando essa dificuldade e, dependendo do que for encontrado, indicar o adequado tratamento.

    A rizotomia pode aliviar alguns tipos de dor na coluna, mas não melhora a fraqueza nas pernas.

  28. Um idoso de 91 anos pode realizar o procedimento?
    Ele está sem forças nas pernas e não consegue sndar e nem ficar em pé.

  29. Bom dia Joseane,
    O procedimento de rizotomia facetária é realizado com o(a) paciente acordado(a), justamente para que o médico possa localizar com precisão o nervo a ser lesado, reduzindo assim o risco de dormência ou fraqueza.

    Desta forma, é um procedimento bastante seguro, apesar de mesmo assim haver riscos.

    É importante a senhora retornar ao médico que realizou o procedimento e questioná-lo sobre o seu resultado, para que ele possa lhe explicar o que está ocorrendo e o qual a perspectiva dele daqui em diante em relação ao seu quadro.

  30. Eu fiz este procedimento desde então dormência dores aumentaram significativamente! Que pode ter acontecido

  31. Meu nome é Elaine e fiz esse procedimento agora dia 25/04/22, é um pouco desconfortável na HR ,porém nada que não aguente,estou em processo de recuperação,sinto leve dor ,se ficar ,MT em pé ou sentada , então quando sinto incomodar eu me deito e fico bem

  32. Olá Ana Paula,
    Que bom que o conteúdo lhe foi útil.

    Com relação à internação cada médico e até cada hospital pode ter sua rotina.

    Eu oriento meus pacientes a internarem apenas no dia da cirurgia, cerca de 1h antes do horário do procedimento.

  33. O conteúdo foi muito útil,meu marido vai se submeter a esse procedimento na segunda feira,a orientação que tivemos é pra ele se internar no domingo para exames pré operatório, é comum o internamento no dia anterior?

  34. Olá Srª Tânia,
    Fico feliz em saber que o conteúdo lhe foi útil.
    Este é o objetivo. Informar os pacientes sobre como é o procedimento e os cuidados pré e pós-operatórios.
    Desejo-lhe uma boa cirurgia e uma ótima recuperação!

  35. Gostei muito da exposição do conteúdo pois irei me submeter ao mesmo e tinha curiosidade de saber como seria o processo. Muito obrigada pelos esclarecimentos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.