Neuralgia do trigêmio. Uma dor facial insuportável! Conheça mais sobre este tipo de dor

Os nervos trigêmeos (quinto par craniano) são responsáveis pela inervação motora dos músculos responsáveis pela mastigação e pela inervação sensitiva de quase toda a face. É divido em 3 raízes (V1 – oftálmico; V2 – maxilar; V3 – mandibular).

A neuralgia do trigêmeo se caracteriza por uma dor aguda, rápida, em choque, de forte intensidade, normalmente unilateral, em um ou mais dos territórios inervados pelo nervo trigêmeo. A causa mais comum é a proximidade a uma artéria (geralmente a a. cerebelar superior), sendo que as pulsações deste vaso sobre o nervo deflagram a dor. Existem outras causas menos comuns de neuralgia do trigêmeo como tumores e esclerose múltipla.

O tratamento inicial é medicamentoso e normalmente o paciente apresenta controle satisfatório das crises de dor. Quando a neuralgia é refratária à medicação em dose adequada ou quando o paciente apresenta intolerância ao tratamento medicamentoso, pode estar indicado o tratamento cirúrgico.

O tratamento cirúrgico da neuralgia do trigêmeo pode ser realizado através de diferentes técnicas:

– microcirurgia com descompressão microvascular (é tratada a causa do problema, separando-se a artéria do nervo)

– neurólise do nervo trigêmeo com balão (cirurgia percutânea onde o nervo é comprimido e sofre uma lesão, extinguindo-se o estímulo doloroso)

– neurólise do nervo trigêmeo com radiofrequência (cirurgia percutânea onde um ramo do nervo sofre uma lesão térmica, extinguindo-se o estímulo doloroso no ramo lesado)

Cada uma destas técnicas apresenta riscos e benefícios e a escolha da melhor modalidade de tratamento deve ser analisada caso a caso pelo neurocirurgião.

2 comentários em “Neuralgia do trigêmio. Uma dor facial insuportável! Conheça mais sobre este tipo de dor”

  1. Pois é Fábio.
    A dor é realmente insuportável!
    A neuralgia do trigêmeo geralmente não aparece após cirurgias, sendo a causa mais frequente a compressão do nervo por uma artéria dentro do crânio.
    Dores faciais que ocorrem após cirurgias na face, mais frequentemente são caracterizadas como dores faciais atípicas, que também são dores intensas e de difícil tratamento.

  2. Interessante! Tão pequeno com uma dor imensa! A minha dor começou após uma cirurgia de catarata do olho esquerdo. Pode ter relação?

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.